De Martino – Chile
Localizada na Isla del Maipo à cerca de 60 KM da capital Santiago, esta vinícola possui excelentes produtos, métodos diferenciados, e uma beleza incrível, ou seja, vale muito a pena visitá-la e experimentar seus vinhos.
Seu enólogo Marcelo Retamal é super badalado e de uns anos para cá a vinícola tem assumido uma posição merecida entre as melhores da América Latina. No local verificamos seu solo aluvial pedregoso (foto), onde as raízes crescem fortes e profundas. A irrigação é por gotejamento (2x por semana por 10 horas) e o clima costeiro da região traz bastante influência (a tarde venta muito baixando a sensação térmica). Esta região é excelente para castas tintas como Carmenere, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Sangiovese.
São produzidas pela De Martino 1.7000.000 (um milhão e setecentas mil) garrafas por ano, sendo boa parte exportada para EUA, Canadá, Japão, Brasil, etc. Utilizam-se leveduras naturais (11 a 20 dias de fermentação à 20 graus Celsius) em tanques de Inox de 60.000 litros (45 a 60 dias)… As sobras de produção viram compostagem….
Um fato que chamou bastante atenção é que a De Martino utiliza barricas austríacas de 5.000 litros (FUDRES) que passam cerca de 6 anos no sol secando e custam 17.000 Euros cada uma!!! Podem ser usadas por mais de 100 anos..
Sobre os incríveis vinhos de ânfora vamos fazer um post especial essa semana!! E alguns outros posts para falar dos outros produtos da vinícola..
Após esta visita almoçamos nos jardins da vinícola numa estrutura aberta incrível, onde você aproveita a natureza do início ao fim (fotos)…….
Também é atribuído a De Martino o primeiro Carmenére a ser produzido no Chile em 1995 (foto)……