Bodega Antiyal – Chile

Bodega Antiyal  – Chile

Vamos falar hoje da Antiyal, trata-se de uma vinícola daquelas menores que fazem os chamados vinhos de “autor”, ou seja, menos produtos com maior qualidade e cuidados.

Para se ter uma idéia do que estamos falando, na propriedade além do super Enólogo Alvaro Espinoza (referência em VINHOS ORGÂNICOS, com um extenso currículo no meio vitivinícola), e sua Esposa Marina trabalham apenas mais 6 pessoas, ou seja, os donos estão ali dia e noite com a “mão na massa”…

Fomos MUITO bem recebidos e tivemos a chance de conhecer os vinhedos e vinhos.

A vinícola começou em 1996 com apenas 1 Hectare de Cabernet Sauvignon (originário da Viña Carmem), e a primeira colheita foi em 1998 (3.000 garrafas). Em 2003 a empresa conseguiu adquirir 7 Hectares, sendo que em 1 Hectare foram mantidas as plantações de Amêndoas (são colhidas algumas toneladas por ano).

Toda a produção é de vinhos orgânicos, e as uvas são Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah e Carmenere. A produção anual é de 28.000 a 29.000 garrafas.

O solo é de pedras Coluviais (fotos), sendo formado ao longo dos anos pelos terremotos (sim, há sismos constantes!!!)  e pelas formações montanhosas.  A irrigação é feita a cada 10 dias durante 8 horas e a compostagem é feita dentro da propriedade, sendo colocada na plantação 1 vez por ano logo após a colheita.

No processo de fabricação dos vinhos utilizam-se toneis de inox para fermentação (20 dias) e todos os vinhos passam no mínimo 12 meses em barricas de primeiro e segundo uso.

1 2 3

– Arvores de Amêndoas

4,5 4 6

-Solo de pedras

7

– A poda diminui a quantidade e aumenta a qualidade..9

– Animais que garantem a compostagem…10,5 10 11 12 13 14 15 16

– Famosos ovos de concreto….17 18

– Kuyen 2012 (Kuyen significa Lua)

Composto de 64% Syrah, 24% Cabernet Sauvignon, 10% Carmenere, e 2% Petit Verdot. Com aromas de frutas vermelhas e um toque de especiarias, este vinho agradou pelo equilibrio…….

Pude degustar o vinho Antiyal, que passa por fermentação em ovos de concreto quando estive no Wine bar Bocanaríz em Santiago, falarei dele em outro post!! 

1920

Site: http://www.antiyal.com/

Compartilhe este post:
Comente 0
Comentários
BarricaNews agora faz parte da SQUAD Magazine, clique e acesse.