Degustação Domaine Denis Dubourdieu – Curitiba
Pude participar na última semana de uma breve palestra seguida por uma super degustação dos vinhos da Domaine Denis Dubourdieu, famosa por seus vinhos produzidos na região de Bordeaux na França.
Para quem não conhece, seguem alguns dados da vinícola:
- 135 Hectares
- 600.000 garrafas/ano
- 5 estates: Château Reynon, Clos Floridene, Château Haura, Château Doyse-Daëne, Château Cantegril
- 1 vinho na classificação de 1855: Château Doyse-Daëne
- 100% familiar
A degustação foi conduzida por um dos membros da familia, o enólogo Jean-Jacques Dubourdieu (quarta geração na empresa), que conseguiu nos passar toda a importância que este negócio possui. Também fez questão de frisar que não utilizam herbicidas, anti-botrytis, e irrigação, mesmo com todas as dificuldades climáticas que desafiam os produtores em Bordeaux (desde 2010 as safras tem enfrentado desafios ainda maiores, muita chuva no verão, frio na floração, geadas, etc), trata-se de uma região onde a qualidade da safra tem muita variação. Cada safra uma história distinta!!!
Após a palestra tivemos uma excelente degustação:
1 – Chateau Reynon Sauvignon Blanc 2012 (Côtes de Bordeaux)
100% Sauvignon Blanc, Barricas de 850l de carvalho usadas
Palha, intensidade média, aromas pronunciados cítricos, abacaxi, acidez bem presente e típica desses SB. Final médio.
2 – Chateau Reynon Rose 2012 (Côtes de Bordeaux)
Salmão de intensidade média, aromas florais, pêssego, acidez presente mas discreta. Pode envelhecer quase 5 a 6 anos, bem gastronômico, uma tendência….
3 – Chateau Reynon 2011 – Cadillac (Côtes de Bordeaux)
80% Merlot / Cabernet Sauvignon / Petit Verdot / 1 ano carvalho francês (33% novo)
Ruby médio, intensidade média de aromas, fruta madura, acidez média, taninos bem presentes e granulados. Precisa mais algum tempo…….
Cabe aqui uma observação de que os vinhos Côtes de Bordeaux são uma excelente opção para quem procura vinhos da região de Bordeaux…
4 – Chateau Haura 2012 (Graves)
60% Cabernet Sauvignon / 40% Merlot
Ruby profundo, aromas de madeira, tabaco, defumado, muito equilíbrio entre acidez e taninos, corpo e final médios. Estrutura permite envelhecer mais 10/15 anos.
5 – Clos Floridene 2012 (Graves)
70% Cabernet Sauvignon / 30% Merlot
Ruby médio quase intenso, aromas de frutas maduras, notas minerais, acidez presente, taninos ainda merecendo mais alguns anos, final médio.
6 – Chateau Cantegril 2000 (Graves)
60% Cabernet Sauvignon / 40% Merlot
Ruby com reflexos quase granada, complexidade aromática com frutas, especiarias, madeira, tabaco, acidez bem presente e taninos maduros. Está pronto para beber mas ainda suporta uns 4 a 5 anos.
O evento foi acompanhado dos pães INCRÍVEIS da Art Pan – Pães Artesanais, que fizeram uma dobradinha perfeita com os vinhos da noite!!!